quinta-feira, 11 de maio de 2023

INEZITA E AS CABRITAS

INEZITA BARROSO- espírito



        Na noite de 7 de Dezembro de 2017, no Ceuld em Porto Seguro, manifestou-se ao canal Arael Magnus o espírito de Ignez Magdalena Aranha de Lima, cantora, atriz, compositora, folclorista, conhecida por INEZITA BARROSO. Nascida em São Paulo, em 4 de março de 1925, retornou à Pátria Espiritual na mesma cidade a 8 de março de 2015. 

Agradeceu pela receptividade e comentou alguns fatos de sua vida, reforçando a saudade dos entes queridos, amigos e das atividades musicais. Informou que já está em atividade, participando de apresentações na Colônia Espiritual do Projeto Alfa, e tem recebido muito carinho, o que facilita muito a solução de alguns problemas.


      - "O maior deles", -diz- "refere-se aos efeitos trazidos pela repercussão da música Pinga Marvada, que influenciou e conduziu pessoas ao alcoolismo, e isso gerou contas a pagar".

       E aduz: " mas em compensação recebi muitos bônus pela defesa da qualidade e da pureza da música caipira, sertaneja de verdade, o que valeu a pena, pois contrabalançou  com os problemas."
Perguntada por uma das presentes sobre o que achava da atual música sertaneja, Inezita Barroso foi incisiva e direta: 
        -"Olha...sou muito crítica, desde há muito tempo, sobre essas modificações na música sertaneja, na caipira. O que eles chamam de evolução eu taxo de adulteração."

         E continua: "Podem pensar que sou saudosista, mas quem conhece as músicas de antes, sabe do que estou falando. No meu modo de pensar há uma invasão de ritmos que rotulam de sertaneja, mas que nada tem a ver. O que eles chamam de "universitário" parece mesmo com o ensino no Brasil, que é fraquinho, meio analfabeto, e mostra pobreza melódica e domínio de barulho e muitos berros. Das de hoje, somente algumas músicas e alguns artistas se salvam, muito poucas. Eu destacaria, dentre os novos, aquele rapaz de Campo Grande, a moça de Sete Lagoas e aqueles dois da zona da Mata de Minas,  que ainda mantém uma estrutura onde se  sente o cheiro da roça, o frescor da manhãzinha do sertão.


           Fazendo uma pausa, como a refletir, o espírito comunicou, concluindo:

         -"Alguma ou outra, aqui e ali, mas a maioria é de baixa qualidade e vibração muito negativa, criando dificuldades para a harmonia. Às vezes tenho a impressão de que confinaram uma manada de cabritas esfomeadas, que se esgoelam, e é um berreiro que não tem fim, com umas letras muito ruins e melodias rebuscadas e ruidosas, penso eu. É preciso melhorar o calibre melódico e literário da música, em geral, no país, e autenticar a música caipira, sertaneja, pelo padrão real."

Na sequência o espírito informou estar acompanhada de alguns parceiros, como Goiá e Adauto Santos, e deixou gravadas 6 músicas.


fundoamor@gmail.com


OBS- As músicas são apresentadas (por enquanto) sem o devido acompanhamento instrumental, já que a Fundoamor ainda não conseguiu recursos para pagar o pessoal que elabora as trilhas sonoras e orquestração. Esperamos corrigir o problema em breve. 

E/T- Os gastos com todas as 452 gravações correram à expensas do pessoal da Fundoamor, sobretudo de Arael Magnus. 


        Por definição estatutária não recebemos doação ou qualquer outra forma de ajuda material. 

       Permitida a reprodução e cópia desde que citada a fonte, sem fins comerciais.
     * O espírito comunicante citou nominalmente os artistas, mas por razões internas resolvemos omitir.

ASA DA SODADE

Inezita Barroso- espírito

Se eu podesse avuá/ como os passarim avua/ 
eu iria te encontrá/ naquela nossa cafua
pra dizê no seu ouvido/ qu'eu te amo de verdade/ que a maió felicidade/ foi tê com ocê vivido
Hoje a lonjura não deixa/ que eu me deite no seu colo/ é por isso minha queixa/ na viola me consolo/ 
quando de tarde o sol deita/ me alembra seus oinho/ 
as água corre dos meu, eita
ah.. seu fosse um passarinho
Garro agora na lembrança/ o que ficou bem guardado / 
do tempo em que nóis dois
andava de braço dado/ mas o destino matreiro/
 ataiou a nossa vivênça/ e essa moda desavença/
 é pra dizer afinal/ que o nosso amor sobreveve/ baitão assim como antes...tudo ingal....
-Nessa minha inguinorança/ faço os verso de sodade/ 
eis traz de novo a esperança/ que ocê vorte... felicidade






UM SER TÃO LINDO !!!

Inezita Barroso e Adauto Santos-  espíritos
(Para Martha)

Revisito esse ser
 que ouso entender
mas sem apreender 
 seu todo... magistral
 na sua pureza
 está a beleza
 desta natureza
 obra divinal.
Um ser tão fecundo
 um ser tão completo
 um ser tão repleto 
 de bênção e amor
 Um ser tão bendito
 um ser tão bonito
 Um ser tão profundo
 sertão...ser tão sonhador

Na aurora que avisa
 dura vida sofrida
 na terra batida
 de sol e suor
 O ser tão guerreiro
 acorda primeiro
 do alimento é celeiro
 de si dá o melhor.

Ser tão abençoado
 Ser tão abnegado aos seus
 Ser tão protetor... a ti meu amor
 sertão querido...que mesmo sofrido
 não se aparta de Deus


x.x.x.x.x.x.x.x


TÁ CUM SODADE DE MIM?

Inezita Barroso e Goiá- espíritos

Tá cum sodade de mim?
pode falar, sem vergonha
também sinto muita falta
de um café com pamonha

Tá com saudade de mim?
repete comigo o estribilho
eu também sofro da falta 
do franguin cum broa de milho

Pode ser só passageira
mas essa sodade amarga
é uma canga agarradeira
faz parte da minha carga

vou levar sempre comigo
esse sentimento bom
me dê o seu ombro amigo
e cante nesse mesmo tom

Tá com sodade de mim?
eu também sinto sua falta
mas sodade é um documento
que o bom sentimento exalta

Por isso quero sentir
essa sodade voadeira
Aqui nesta nova vida
pela minha estrada inteira...

x,x,x,x,x,x,x



CARIDADE FAZ BEM...

Inezita Barroso- espírito

Um dia bateu à porta
um maltrapilho, mendigo...
faminto, sujo e...torto
meio vivo...meio morto-
"Dona, tô com muita fome"
assim, baixinho, falou
dei-lhe um prato de sopa, 
simples, mas substancioso
com pãozinho de sal, picado,
quentinho, assim 
bem cheiroso.
Saiu, dizendo "obrigado"
satisfeito, alimentado.
Dei-lhe ainda uma coberta
a noite fria era certa.
Adormeci, já cansada
da lida do dia a dia
mas ...oh que enorme alegria
surge no quarto uma luz
e vejo a figura linda
de meu amado Jesus.
fiquei estática ao vê-Lo
Acenou com doçura e zelo
Disse-me - filha, eu agradeço
pela sopa que hoje deu.
Aquele pobre mendigo,
que recebeu, como amigo
aquele, filha, era Eu!





DEFINIÇÕES


Inezita Barroso e Glorinha Penido-
 espíritos

É terno o amor
O amor eterno
frescor no calor
fogueira no inverno - (estribilho)

Seu carinho é doce
muito mais doce que o mel
é como se ele fosse
me levar pra longe, pro céu.
Seu abraço até parece
um grande ninho de flores
sua palavra é prece
na exaltação de amores.


estribilho

x.x.x.x.x.x.x.x.x

TESOUROS- 

Poema de Henriqueta Lisboa  
melodia: Inezita Barroso e Agnelo Bretas- espíritos

Quero ser fruta macia
Doce, amarela, madura
Para saciar a fome
Dos passarinhos
Que ficam
Famintos
Sem ter um ninho.
Quero ser fonte fresquinha,
Descendo a pé da montanha
Sarando a sede
Com beijos
Aos litros,
E com fartura
Toda secura das almas.

Quero ser chuva fininha
Caindo mansa
Na horta
Fazer crescer,
Bem viçosa,
O rabanete, agrião,
Cenoura, batata doce.
Cebolinha, caridade,
Chocolate no bombom.

Quero ser sol de tardinha
Crepusculando
A toada
Com café quente na trempe
Cheiro de biscoito frito
E conversa
Na soleira.
Até dar sono
Na gente.

Quero ser plena portante
Dessa riqueza imensa
Chamada
Simplicidade.


Henriqueta Lisboa – Espírito
(Poesia recebida via mediúnica por Arael Magnus, em 22 de Novembro de 2009, em reunião reservada no Celest- Castanheiras – Sabará)

                              
canal Arael Magnus Lazarotti- Dezembro 2017- Porto Seguro- Bahia