terça-feira, 13 de outubro de 2009

À Qui Intéresser Puisse- (A Quem Interessar Possa))




Mais do que diletante intromissão, cumpro um dever, registrando desconfortável ponto de vista, após detectar distância e indiferença, e porque não dizer, grave abandono dos preceitos basilares da Doutrina, por parte de muitos irmãos de jornada, diante de notáveis questões que afligem, atingem e desestruturam no plano terrestre, a Humanidade, como um todo. Rogo antes, o perdão pelo entusiasmo que possa magoar, o entendimento pela indignação que insiste em clamar, e paciência pela ignorância que não se desprendeu deste obtuso aprendiz.

Além de espectador, (eu creio nisso!) o que recebe em seu coração as imperecíveis luzes da sabedoria consoladora da doutrina de Kardec, tem que ser participante, e arauto ativo de verdades às quais teve acesso, independente da reação, das resistências, do atrito que possa advir. (même si répétitifs)

Razões e conceitos precisam ser consolidados, para que integrem o trivial. Mais que isso, disseminados. Entendo que o espírita verdadeiro, que Kardec chama de homem de bem, tem a consciência acerca de seu papel norteador na sociedade em que vive, e menos que seu saber e conhecimento, menos que sua compreensão e abrangência, e muito além de ortodoxia engessante, estão o seu exemplo e a manifestação de seu pensar, de suas certezas, externados de público, ainda que sob o fogo da pressão, dos apupos e da incompreensão do mundo. Constata-se hoje que “muitos jogam para a torcida”, fugindo do embate, “comme un chat échaudé”.

Lamentavelmente, temos assistido às evasivas e fugas de companheiros de propalado quilate, dirigentes de honrosas instituições, que na abordagem de temas cruciais e polêmicos, se contorcem em “excuses lambeaux de raisons étrangères” declinando o salutar confronto, no debulhar das dúvidas, mesmo diante de ostensivas deturpações dos princípios que regulam a conduta cristã, humana e equilibrada.

E “justificando” essa deserção, apelam para a resignação, para a não violência, para abstenção do escândalo, ”un camion rempli de bêtises”, loneado por inaceitável comodismo, falta de compromisso, debilidade e medo. Conclamamos a estes uma retomada de postura, na recuperação da identidade espírita cristã. Porque omissão também é escândalo. Tibieza não é compatível aos ensinamentos colhidos. Si nous ne voulons pas qu'il existe des martyrs, nous rejetons la présence de lâches.

Num momento decisivo, de alteração de rumos, de transformações na vida dos povos, o seguidor espírita, na liberdade que lhe faculta a percepção esclarecida, e na obrigação que lhe impõe a quota de envolvimento com o mundo a seu redor, não pode recuar, nem proteger-se a si, sob qualquer pretexto, precisando externar, revelar a todos, da forma que lhe couber, sua opinião, seu modo de pensar, porque este é o tributo exigido a quem foi facultado subir o degrau do esclarecimento, trazido pelo Paráclito Consolador. “Coûte que coûte.” Ousem, e os anjos pensarão suas feridas.

Entre muitas questões das mais relevantes, podemos citar a epopéia de baluartes diante da eutanásia, do aborto, da pena de morte e do suicídio. E como nos orgulhamos pelo vislumbre de vultos extraordinários, que emergindo de humildade silenciosa, inculcaram sábias lições que perduram. Pelo esclarecimento promoveram a defesa da vida, na revelação das conseqüências pela transgressão da Lei Divina, aos que cometem, estimulam ou permitem as inaceitáveis barbáries. Assim era num passado próximo. E nem de longe podemos avaliar os benefícios que essas démarches trouxeram. Hoje, entretanto, há comprometedora indiferença, distância, cegueira. Aqui e ali se ouvem murmúrios e muxoxos onde se deveria bradar o clamor, ribombando os sons da revelação que preserva, defende e valora a vida.

KARDEC, em sua saga dos 15 anos, abriu o peito, encarou a ignara turba, sem melindres e receios, (Graças a Deus!), para nos herdar a compilação do Grande Código da Vitória, na acepção mais profunda e sublime, que é a do Bem sobre o mal, da sabedoria sobre a ignorância. Aclarou-nos as sendas, explicando e ensinando, convertendo as interrogações em exclamações de júbilo, pela descoberta dos motivos da existência. Ninguém, em nenhum lugar, trouxe aos ensinamentos do Mestre Nazareno tanto descortínio e clareza quanto o lionês abençoado. E cabe aos que se abrigam sob a Verdade Consoladora, apregoar ao mundo esse pavilhão insuperável.

É precioso que as colunas de espíritas que não acordaram para estes alertas, se abalem, se movimentem, se desprendam de seus bordões teóricos, superficiais e inócuos, e personifiquem, em pensamentos, palavras e atos, o grande tesouro de que tomaram posse, conhecimento e ciência. Mas se isso dá os privilégios da sabedoria, decreta a ação eficaz, intimorata e exemplar. Recolhemos aqui o versículo luminoso do apóstolo Thiago em sua carta, 4:17, de que “ aquele que conhece o bem e não o pratica, incorre em grave falta, comete pecado”, complementado por “a quem muito for dado....”

Estamos, no planeta, na iminência de graves e profundas metamorfoses sociais, que já interferem nas estruturas da moral, da família e dos costumes, e na própria viabilidade da existência terrena. “Les temps sont arrivés.”

Mas, o que se assiste é o avanço de institutos que atrasam a evolução da espécie humana, retroagindo a comportamentos atávicos, de nosso instinto mais imperfeito. Recentemente se discutiu a autorização legal do aborto no Brasil, dissimulada sob a lei da anencefalia. O que presenciamos foi um fanfarrear de argumentos falsos para colorir matança hedionda, nos moldes mais repugnantes. Poucas (sábias e corajosas, mas reduzidas) vozes em defesa do direito de viver, se levantaram no meio espírita. Não se trata de ser contra ou a favor, em essência, mas de mostrar o “porquê” se posicionar contra a interrupção voluntária da vida, sob quaisquer álibis. E a Doutrina Espírita, pela planilha lógica e racional tem, sem dogmas, sem preconceitos, sem freios de consciência, condições de expor de modo irrefutável, os motivos, os efeitos, os precedentes para essa postura inflexível e determinada. Mas, além de crer e saber, é preciso “botar a cara”, na ação, na peleja, espalhando a semente.

Muitos confrades, desestimulados até por notáveis das casas e congregações diretivas, preferem as sombras de biombos da letargia e da inércia. À maneira de credos egocentristas, escolhem para ninhos os chamamentos ideológicos, filosóficos, com a salvação de si mesmos, (como se isso fosse possível). A estes concitamos a reação pela régua do Evangelho, no “Segue,me!” exortado por Aquele que trilhou o espinhoso caminho do Gólgota.

Assim como se explicam, pela Doutrina, as causas e as conseqüências das atitudes humanas, é preciso penetrar, se imiscuir, se entranhar em questões cotidianas, de relevância para o espírito. Não é necessário que se faça o proselitismo ou se mobilizem forças para aumentar quadros. O reflexo e o exemplo serão sempre melhores para as adesões espontâneas.

Ninguém se torna espírita por mera “échange de wagons”. Como a um lente de mestrado cabe esclarecer os que ainda estão em níveis inferiores, sobre a importância em estudar, dedicadamente, para aprender, evoluir, e ao mesmo tempo, dirimir dúvidas, apontando melhores caminhos, compete ao profitente kardequiano o deslindar lógico dos intrincados problemas derivados da ignorância, das forças retrógradas, do atraso. Não é querer guindar o outro a níveis para os quais ainda não está pronto, mas estimulá-lo a chegar ao alto. E, creiam, a Lide Cristã, na plataforma proposta, é o doutorado espiritual dos indivíduos. O título e o anel, de per si, porém, nada valem. “Le réglage provient de la pratique”.

Uma Voz da Verdade que se levantar a mais faz enorme diferença. Proclamar que liberdade é conquista que agrega direitos e abriga deveres faz bem à educação de todos. Enfatizar que nossas opções, dentro da faixa de livre arbítrio, correspondem à intransferível colheita de amanhã, é medida de peso. Abordar com judiciosa análise, temas como o aborto, pena de morte, eutanásia, suicídio, fanatismo, drogas, desvios sexuais, perversões morais, ganância, materialismo, tirania, e outras áreas de contundência, onde o balizamento espírita preponderará, - pela lógica, pela racionalidade, pela compreensão da Justiça e da Misericórdia de Deus-, a favor da evolução (et seulement ça!), é o que se postula.

Esta empreitada não se restringe a um “jeu de mots inutile”, mas à vanguardeira tábua de tarefas, colocadas ao mundo, ainda que sob a censura, o escárnio, a descrença, de quem ainda não a alcança. O orbe terreno se aproxima de decisivas transformações. Não tardam as trombetas e clarins ecoarem, nos céus das consciências, o alvorecer da vindima. “Travailleurs à la dernière minute” arregaçai as mangas!. Corre, porém, a recuperar o tempo, porque consta a informação de que, no movimento espiritista da última década, só duas coisas cresceram com destaque : as livrarias e as almofadas das poltronas dos centros. Não deixemos que isso prossiga.

Levantem a bandeira do Mestre Jesus, através da Fé Raciocinada, da Pluralidade das existências, da Comunicação entre os espíritos em quaisquer dimensões e por diversos instrumentos, da Caridade praticada, concreta, substanciosa e efetiva. Mas falem e abordem também, os temas pulsantes, polêmicos, pontificando o testamento deixado por Cristo, desembaciado pelos emissários divinos, revelados ao Codificador. Tudo para que a capa brilhante do trigo não seja enganoso revestimento de envenenado joio.

«... son essence même est la clarté, et c'est ce qui fait sa
puissance, parce qu'elle va droit à l'intelligence.
Elle n'a rien de mystérieux, et ses initiés ne sont en possession d'aucun
secret caché au vulgaire.”- AK

"... Sua essência é a clareza, e é isso que faz com que seja
poder, porque ela vai direto para a inteligência.
Não é misteriosa, e os participantes não estão em posse de qualquer
segredo escondido, para alguns. "- AK

J. Freitas Nobre – espírito -
Mensagem recebida em reunião pública, pelo médium Arael Magnus, no Celest – Centro Espírita Luz na Estrada – Sabará- MG em 11 de Outubro de 2009.